quinta-feira, 10 de março de 2011

5# Sara Naadirah



Sara Naadirah chega-nos de Lisboa.

É bailarina, professora, coreografa, formadora mas sobretudo amante de Dança Oriental.

Começou a dançar aos quatro anos, dança clássica (ballet), onde se formou com distinção na Royal Academy of Dance. Ao longo dos anos, e como complemento á sua formação como bailarina clássica, estudou os mais variados tipos de dança e foi em 2001 que experimentou e deslumbrou-se com a Dança Oriental.

Apesar de se ter licenciado em Arquitectura, abdicou, e passou a dedicar-se exclusivamente á prática profissional, ensino e divulgação/dignificação  da Dança Oriental em Portugal.

Desde o final de 2003 que lecciona nos mais variadíssimos espaços de ensino em Lisboa, sendo convidada a dar workshops/cursos um pouco por todo o país. Foi também, a primeira bailarina portuguesa a ser escolhida para a realização de um dvd a ensinar e a demonstrar Dança Oriental.

Para manter e aperfeiçoar a sua formação no universo da Dança Oriental, desloca-se regularmente ao Cairo, que é a capital não só do Egipto mas de toda a Dança Oriental, a fim de ter aulas/cursos com os melhores bailarinos desta arte. Com já oito anos anos de carreira, pode-se dizer que criou um estilo próprio e já inconfundível. Produz e realiza os seus próprios espectáculos,  mas têm o reconhecimento em ser constantemente convidada, a dançar nos mais prestigiados eventos e festas.

www.saranaadirah.com
www.saranaadirah.blogspot.com



2 comentários:

  1. Querida Amiga: Perizad
    Aproveito para louvar esta iniciativa de selecionar a bailarina de dança oriental, dando a conheçer um pouco do seu trabalho. Tenho o grande previlégio de conheçer e de trabalhar em workshops,aulas e espectáculos com a Profº Sara Naadirah.Há uns anos ela foi minha aluna em percussão árabe, tocando um pouco de darabouka, sagate etc.
    Hoje é uma das bailarinas de referência no panorama português da dança oriental, desenvolvendo um estilo próprio, sendo uma das primeiras bailarinas a fundir o fado com a dança oriental, com resultado muito brillhante.

    ResponderEliminar
  2. Querido Américo :)
    Muito obrigada pelo seu comentário e por todas as palavras de gratidão que já me deram por esta iniciativa :)
    De facto não podemos esquecer os nomes de referência na dança oriental em Portugal. Mas também todas aquelas bailarinas que cada dia se apaixonam cada vez mais por esta dança(como eu) e que só recentemente entraram no mundo do espectáculo da dança oriental(são pequeninas e se não se mostrarem, nunca serão vistas e reconhecidas como bailarinas de dança oriental). A dança está dentro de nós, cada um dança de forma diferente, sente a dança de forma diferente e são essas diferenças que nos unem também!
    Quero fazer do meu blog um livro aberto de registo de todas as bailarinas de dança oriental Portugal! Fazer ver que Portugal esconde grandes dons e que se não são dados a conhecer...nunca ninguém os descobre.
    Claro que para haver boa dança tem que existir boa música :) e o papel do músico na dança oriental é fundamental. Nada melhor do que exprimir o ritmo aprendendo como se faz o ritmo :) Acho que toda a bailarina devia aprender, pelo menos uma vez na vida, um instrumento musical. Pelo menos eu acho, e por isso adorava frequentar uma das suas aulas de percussão ;)
    Quem sabe um dia apareço ai XD
    Obrigada mais uma vez pelo seu comentário amigo Américo. Comentários no meu blog serão sempre bem vindos :) e espero ter muitos porque muitas vão ser também as bailarinas que por aqui vão passar!
    Abraço e até uma próxima :)

    ResponderEliminar