sexta-feira, 18 de março de 2011

6# Janah Ferreira



Janah Ferreira chega-nos de Salvador/Brasil. Tem 34 anos, vive em Portugal e diz-nos o seguinte:

Minha História com a dança começou pelo jazzA professora Melânia da escola Kompasso, maravilhosa aquela mulherTempos depois em 1995 entrei para o Flamenco na escola Caballeros de Santiago em Salvador onde me apaixonei por completo e ali me encontrei com a Professora Margareth Lusquiños, O GRANDE Victor Tartaruga e Daniel Moura. Depois disso em 1999 decidi fazer dança do ventre e ao ver uma entrevista com a professora Márcia Mignac, não tive duvidas que era com ela que eu iria começar a aprender esta arteFoi mesmo presente de aniversário, pois justo no meu dia 02 de abril, recebo a noticia que tinha aberto uma vaga no curso livre de dança do ventre da escola de dança da UfbaEm 2001, a convite de Márcia Mignac, ingressei no primeiro grupo de Dança do Ventre de Salvador  “Deusas do Egitoque logo depois se tornou Companhia De Dança do Ventre Arabeskue. Neste mesmo ano comecei a dar aulas em academias e escolas de ballet.
E assim vim sempre aprimorando meus conhecimentos em cursos e workshops com profissionais nacionais e internacionais como: Cláudia Cenci (BR), Carlla Sillveira(BR), Hawat el Helwa(BR),Nuriel El Nur(BR), Soraia Zaied(BR), Munique Neith(BR), Alexandra Forte(BR), Roxanne Shelby(EUA), Jillina(EUA), Mesmera(EUA), Sahara Saeeda (Eua-Egito) Amir Thaleb(Argentina), Farida Farm(Egito), Raqia Rassan(Egito), Mahmoud Reda(Egito), Fatem Salama(Egito), Íris (PT), Sara Nadirah (PT).
Em 2006 segui para Portugal para temporada de trabalho como Bailarina de Dança do Ventre e Flamenco no Palácio de Almanzor juntamente com a Martina Câncio, trabalhamos juntas alguns meses e nossa amizade não tem preço! Nesta época cresci no Flamenco trabalhando e tendo aulas o bailaor e professor Alfonso el Maleno. Em 2008 fui morar em Barcelona onde trabalhei uma  temporada no Restaurante Libânes Balbeck e na Disco Marroquina Palácio Jasmine. E ao mesmo tempo estudando Flamenco no Centro Flamenco Andalouz de Granollers com a mestra Ana Calderón.
Em Agosto de 2009 fui selecionada como bailarina da Equipe The Best Bellydancers sob a coordenação da Bailarina Nadima Murad (RS) e do empresário Libanês Jihad Asmar e em Outubro embarquei  para uma temporada de 4 meses em Omã (Arábia Saudita), no Restaurante Libanês do Hotel Resort Crown Plaza Salalah. Lá trabalhei junto com a bailarina Tamara Ramos de São Paulo e além de ter sido uma experiência em que queria viver há tempos que era dançar em um pais árabe, a amizade que ali cultivei com a Tamara vai pra toda a minha vida! Depois disto veio contracto para Bahrein maio 2010/julho 2010, uma época especial e única.
Hoje em dia estou de volta a Portugal e sigo com minha dança, ministrando Workgroups e shows na região.” – Janah Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário