sexta-feira, 13 de maio de 2011

14 # Denise Carvalho


A bailarina, professora de Dança Oriental e coreógrafa Denise de Carvalho vem de Faro e de arredores intercontinentais, é um dos nomes mais conceituados e acarinhados do nosso país, de grande a aprofundada formação. Desde 1999 que se dedica de corpo e alma à Dança Oriental, começando por ser aluna de Joana Saahirah, estudando todo a universo inerente à mesma desde 2003 com nomes de grande renome da Dança Oriental a nível mundial (Hossam e Serena Ramzy – Escola Clássica Egípcia), tendo formações constantes nos diversos estilos dentro da Dança Oriental com as "lendas vivas" egípcias (Nagwa Fouad, Aida Nour, Dr. Mo Gedawwi, Mahmoud Reda, Lucy, Mona Said, Dina, Rhanda Kamal, Momo Khadous, Zaza Hassan, Raqia Hassan, entre outros), Amir Thaleb (Argentina), Suhaila Salimpour (USA), Yousry Sheriff e Nourhan Sheriff (USA), Morocco (USA), e participando no Ahlan Wa Sahlan - Festival Internacional de Dança Oriental, no Cairo – Egipto.

Licenciada em Estudos Portugueses (Língua e Cultura Portuguesa, vertentes de ensino e científica). Desde 2006 integra o CID (Internacional Dance Council - Unesco).


Participa como bailarina solista no grupo Al-driça, participações esporádicas com o grande alaudista Eduardo Ramos, e em variados eventos relacionados com esta dança (formações; palestras, workshops; I, II, III e IV Quinzena da Cultura Oriental – Faro; II, III e IV Festival Islâmico Al-Mossassa – Marvão,...), aprofundando o seu conhecimento pela aprendizagem de língua árabe e pelo mestrado em Culturas Árabe, Islâmica e o Mediterrâneo (Universidade do Algarve), seguimento da sua monografia de fim de curso acerca das origens da Dança Oriental (A Importância da Dança Nas Civilizações Pré-Clássicas do Mediterrâneo Oriental, nomeadamente nas representações egípcias, orientada pela Dra. Teresa Gamito).

Em 2007 integra “The Professional Dancer, Performer and Choreographer’s Certified Course”, certificado por Hossam e Serena Ramzy e é convidada a integrar a sua Companhia de Dança. Também em 2007 funda a sua própria troupe, Mirsalah.

Professora convidada dos Cursos de Primavera e Verão, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa, de 2008 e 2009.


Em 2009, e para uma maior especialização da sua área, começa a ter aulas de flamenco (prof. Joana Sousa) e volta ao ballet clássico (o qual pratica desde os 3 anos de idade, fazendo uma pausa de alguns anos, pela mão da excelente professora Maria de Freitas Branco, antiga bailarina da Gulbenkian).

Começa também a estudar com um grande nome da comunidade internacional de Dança Oriental – Leila Haddad (Paris).

Ensina Dança Oriental pelo Algarve (Faro, Olhão, Salir, Tavira, Moncarapacho, Albufeira, Quarteira, Loulé...), e mensalmente em Lisboa em módulos de formação contínua e intensiva.
Em 2010 é convidada a participar no Festival de Dança Oriental  "II Rosa do Deserto" e em 2011 participa no 1º Evento de Dança Oriental de Viseu, organizado pelo IPJ por quem é frequentemente convidada para ateliers de Dança Oriental, por todo o país.
Participa num projecto internacional de preservação da qualidade e pureza da Dança Oriental, enfatizando a sua cultura e a Escola Clássica Egípcia.



(página do curso que dá em Lisboa)


1 comentário: