segunda-feira, 23 de maio de 2011

15 # Chandra



Chandra da zona centro de Aveiro, 30 anos, professora, bailarina e coreografa de Dança Oriental Egípcia, vulgo Dança do Ventre.

Licenciada em Ensino Básico – 1.º Ciclo pela Universidade de Aveiro, Chandra participou em diversas peças de teatro amador, entre as quais as que estavam integradas no seu percurso académico, sob a direcção de Carlos Fragateiro. Além disso, também estudou música aprendendo a tocar flauta, bandolim (bases) e órgão.

Desde cedo nasceu, um grande fascínio pela dança. Iniciou a sua formação básica no ballet, dança jazz, danças latinas, urbanas e cigana.

Iniciou, em 2000/2001, a sua formação em Dança Oriental de forma autodidacta através da visualização de variados vídeos didácticos.

Como o seu interesse por esta arte milenar começou a aumentar, sentiu necessidade de ter formação (em 2002). Assim , foi realizando vários workshops. No entanto considerava importante que existisse um acompanhamento constante e regular, foi aí que paralelamente a esses workshops passou a ter formação intensiva e regular com a professora RoseMarie Mascarenhas (RoseMarie El-Sayed) pela escola Sabor Latino. 


Após 2 anos de formação, foi convidada por esta professora para começar a leccionar (já outras suas formadoras o haviam sugerido).

Contudo, reconhecendo a importância e o respeito não só pela arte de ensinar, como pelas suas futuras alunas, Chandra preferiu ter um maior leque formativo para oferecer.

Deste modo, foram vários os Workshops, Aulas e Cursos intensivos de Dança Oriental (mais conhecida por Dança do Ventre) em que participou, ministrados por (ordem alfabética):

Alessandra Forte (Brasil), Annie Nganou (França/Camarões), Asharaf Hassan (Egipto),  Baltazar Molina (ao nível da percussão), Cris Aysel (Portugal/Brasil), Denise de Carvalho (Portugal), Elsa Shamce (Portugal), Gia Mavis (Itália), Íris (Portugal), Janah Ferreira (Brasil/Portugal), Joana Saahirah (Portugal/Egipto) ,  Khaled Mahmoud (Egipto), Lajja Sambhavnath  (Dança Indiana),(Portugal), Maíra Magno (Brasil), Marina Hafsa (Portugal), Maya Gawaory (Itália), Mohamed Elmasseri (Egipto), Munique Neith (Barcelona/Brasil), Myriam Szabo (Bélgica), Prisca Diedrich (Alemanha), Renata Lobo (Brasil), Shokry Mohamed (Egipto), Sueli Shamsa (Brasil/Portugal), Vânia Cesário (Brasil/Portugal), Zuel (Espanha), entre outros…!


Também realizou Cursos de Verão de Dança Clássica Indiana (Bharata Nathyam), com a professora Tarikavalli, na Escola Superior de Dança (Lisboa) e no Conservatório Nacional (Lisboa).

No que concerne à sua experiência profissional enquanto organizadora e promotora de eventos na área da Dança Oriental, vulgo Dança do Ventre, Chandra foi pioneira na realização e promoção de workshops desta dança na zona de Aveiro, trazendo até então, bailarinas como (ordem de realização dos workshops): Joanna Saahirah (Portugal/Egipto), Íris (Portugal), Mayra Magno (Brasil) e Alessandra Forte (Brasil) – (a vinda destas últimas duas bailarinas, foi possível graças à colaboração de Raks Coimbra, uma associação que pretende a divulgação da Dança Oriental, através da organização de eventos, como Workshops ou Espectáculos).

Enquanto bailarina de Dança Oriental Egípcia, mais conhecida por Dança do Ventre, Chandra foi bailarina residente no Caffé-Bar Tuareg em Aveiro, bem como no NEKOB Maroc Café em Leiria e mais recentemente Bar Luxor em Aveiro. Paralelamente, é bailarina convidada da Companhia de Dança de Aveiro e membro da administração do GEMDA (Grupo Experimental de Música e Dança de Aveiro).

Dedica-se desde 2005 à divulgação desta arte milenar. Nas suas aulas, Chandra alia a componente física/técnica à terapêutica (em que se enfatiza a aprendizagem interior, o resgate da Mulher que existe em cada uma de nós e que tantas vezes se descura).

    Contactos para aulas de Dança Oriental Egípcia ( Dança do Ventre ) , Workshops e Espectáculos: 965747949 ou chandrabellydance@gmail.com


"Quando dançamos não somos apenas a mulher que sonha mas... tornamo-nos no Sonho!" 
Chandra

Sem comentários:

Enviar um comentário