segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em memória de Susana Valadares





A bailarina Susana Valadares, ou Bellycious, faleceu no passado dia 12 de Janeiro de 2012. Susana, dançava com alma e coração e tinha um futuro brilhante pela frente. Agora, dança no infinito, gravando a sua alma nos nosso corações. 




"Sempre gostei de dançar. Entrei no mundo da Dança através do estilo Hip-Hop, porém foi em 2005 que iniciei as primeiras aulas de Dança Oriental com a professora Gisela Oliveira (leccionava e lecciona em sua casa, Lagos). Posteriormente frequentei as aulas regulares dos professores: Sati (Pavilhão Desportivo de Lagos), Mohamed Elmasseri (Ateneu Comercial de Lisboa) e Ágata (Full Out – Dance Academy, Lisboa). Para além dos vários workshops de Dança Oriental que participei, nomeadamente com Sabuha (Silvia Glanz – Alemanha), Gisela Oliveira, Elsa Shams, Cris Aysel e Nuriel El Nur (Brasil), estive ainda presente em workshops de Flamenco e em festivais de Dança (Entrudanças e Andanças). Fundamental, é ainda destacar o trabalho autodidacta que sempre realizei, baseado em espectáculos, livros e vídeos.

Desde início senti e soube que a dança correspondia àquilo que realmente me fazia sentir realizada e feliz, por isso não foi difícil esboçar o meu grande sonho e objectivo pessoal; tornar-me, um dia, uma Grande Bailarina, e referência no mundo da Dança Oriental a nível internacional. A Dança preenche o meu mundo e a minha vida. É com uma enorme auto-motivação que tento superar todos os desafios que me são propostos, sempre com um elevado espírito de iniciativa, criatividade, e respeito pela Dança Oriental. Adoro dançar e partilhar essa paixão com os outros.

Já realizei inúmeras actuações, das quais destaco:

- 26 de Outubro de 2006, Feira Quinhentista de Lagos – Colombo, Os Portugueses e o Novo Mundo;

- 02, 03, 04 de Maio de 2008, Feira Quinhentista de Lagos – Lagos na Rota de Vasco da Gama para a Índia;

- 05 de Abril de 2008, Auditório Municipal de Lagoa – A Primeira das 1001 Noites;

- 05 de Julho de 2008, Auditório Municipal de Lagoa – Gala do Levante 2008;

- 06 de Setembro de 2008, Jardins do Café Inglês, Silves - Oriental Dance;

- 04 de Abril de 2009, Centro Cultural Padre Carlos Alberto Guimarães, Lisboa – Habibi Árabe;

- 02 e 03 de Agosto de 2009, Mexilhoeira – Feira Medieval da Mexilhoeira 2009;

- 03 de Setembro de 2009, Odiáxere – Festa de Odiáxere 2009;

- 09 de Novembro de 2009, Voz do Operário – Let’s Raks.

Neste momento, o meu objectivo é acumular conhecimento e prática para poder acrescentar e aperfeiçoar as minhas danças e, quem sabe, um dia poder transmitir os meus conhecimentos a pessoas igualmente apaixonadas por esta arte milenar, a Dança Oriental. Para isso e para além disso, procuro promover o meu trabalho e as minhas danças. Nesse contexto surge este blog, que pretende não só impulsionar o meu trabalho, como dar a conhecer a quem se interessa por Dança Oriental, todas as novidades, notícias, espectáculos e eventos de Dança Oriental que vão surgindo, sobretudo a nível nacional, mas também a nível internacional."



Relato da sua primeira professora, Gisela:

“Susana Valadares, Su ,como habitualmente a chamamos, veio para as minhas aulas com apenas dezasseis anos.

Uma jovem rapariga linda e luminosa como um pequeno Sol pulsante de energia. Desde o primeiro instante, a Su, revelou um talento e uma paixão especial para a Dança Oriental. Ela dedicou-se e aplicou-se empenhadamente, absorvendo todos os ensinamentos que lhe procurei transmitir, indo mais além através das suas pesquisas pessoais.

A Su é uma artista multifacetada e criativa aplicado à Dança Oriental todo o seu talento. Su é uma bailarina com uma maravilhosa presença em palco transmitindo beleza, força, encanto e dignidade, requisitos, no meu ponto de vista, absolutamente essenciais para uma bailarina profissional de Dança Oriental de alto nível.

A Su reúne todas as condições para criar o seu próprio estilo e transcender a técnica, inspirando e partilhando a paixão da Dança.

Como pessoa, aluna e bailarina, a Su tem ainda duas qualidades maravilhosas: a pureza e a humildade; qualidades essas que facilitam enormemente o ensino profundo desta Dança que tanto amamos.”





7 comentários:

  1. Respostas
    1. Não sei Anian. Recebi a notícia pelo facebook, mas não te sei adiantar mais. :(

      Eliminar
  2. Não tenho a menor dúvida de que é a melhor dançarina do ventre que eu já assisti em toda minha vida. Da de 10 a 0 em TODAS.
    Uma perda insubstituível, porque pessoas como ela não se substituem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cynthia, fiquei sabendo da existência dela hoje, vendo um vídeo no Youtube. Ela era espetacular mesmo!

      Eliminar
  3. Achei um vídeo dela no YouTube e fiquei encantada e fui procurar saber quem era ,lamentável saber que já partiu só nos resta apreciar seu únicos seis vídeo que tem no YouTube 😂

    ResponderEliminar